terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Filmes sem gênero defindo

Há muito tempo que eu tenho vontade em escrever um texto falando sobre esse assunto.

Mas o que são os filmes sem gênero?

Para mim, esse "gênero" é um dos mais especiais, interessantes e marcantes. Isso porque quando você sabe que determinado filme é um drama, você sabe que, no mínimo, a história é triste e comovente. Sabe que uma comédia romântica é sempre aquele tipo de filme onde você dá uma meia dúzia de risadinhas, se comove um pouco com o meio da história, mas no final, fica feliz pois todos viveram felizes para sempre.

Mas e aqueles filmes que a gente não sabe classificar?

Aqueles que a gente não sabe em qual prateleira da locadora procurar. As vezes fico pensando "mas que gênero de filme é esse?". Que gênero é Juno, Quase Famosos, Pequena Miss Sunshine, Prenda-me Se For Capaz?

Gosto muito desse tipo de filme porque é um gênero onde, na maioria das vezes, não sabemos que rumo a história vai tomar, ou até sabemos, mas não como numa história de ação, onde sobra tiro para tudo que é lado antes de dar tudo certo.

É óbvio que eu adoro comédias, aventuras, dramas, ficções, documentários e tantos outros - só não me pergunte de musicais -.

Acho que esse tipo de filme está cada vez mais comum. Tão comum que daqui a pouco vão criar uma prateleira na locadora: Gênero Indefinido.

Acho que eles têm um certo tom de incomprometimento com algum público, não fazem questão de ser restritos aos fãs de ação ou de comédia. São filmes que quase ninguém sabe classificar e quase todo mundo gosta. Para mim a beleza deles está simplesmente nisso: eles não são filmes de comédia, de ação ou de drama. Podem ser todos juntos em um só filme ou nenhum, fazendo deles diferentes e também especiais.




Um comentário:

  1. eu acho que esses filmes tem genero, eu to querendo filmar um sem genero, que nao tem amor, nem violencia, nem nada.. só uma vida comum. poderia até se chamar assim "Só uma vida comum"..

    ResponderExcluir